sábado, 2 de janeiro de 2010

OS MELHORES FILMES DE 2009

Depois de um looooongo (para não dizer praticamente interminável) recesso aqui no blog, estou de volta para publicar minha listinha pessoal do que apreciei de melhor no ano passado, pelo menos no que se refere à filmes de longa-metragem. Assim como aconteceu nos anos anteriores, tive alguma dificuldade para montar meu rol dos 10 melhores, mas depois de uma certa demora consegui escolher. Como alguns de vocês já devem saber, meu critério de seleção engloba todos os filmes inéditos vistos no período (reprises não entram na conta) e não apenas aqueles que são lançados no ano em que faço a listagem (no caso 2009). Estou pensando em começar a anotar também o ano de lançamento dos longas que vejo, no intuito de fazer duas listas no futuro: uma apenas com as produções lançadas em 2010 e outra mais abrangente como as de costume.

No ano que passou eu cheguei a ver somente 6 filmes a mais do que em 2008 (e mais uma vez os números poderiam ter sido bem mais expressivos se eu não tivesse dedicado tanto tempo acompanhando seriados), mas fiquei satisfeito assim mesmo. No entanto, não consegui ficar muito perto do meu irmão caçula nas contas (já que este alcançou a média exata de 1/dia, ficando a apenas 13 filmes da pontuação do crítico Pablo Villaça (do Cinema em Cena), que chegou a assistir 378.) Em minha defesa, devo dizer que meu irmão não viu um único episódio de série durante o ano todo, dedicando-se exclusivamente a computar os longas. Pois é, nem acredito que ele deixou de ver Lost e Dexter pra não atrapalhar o desempenho. Falando em não acreditar, acabou sendo no mínimo estranho eu terminar 2009 sem ter visto as recentes continuações das franquias Harry Potter e Jogos Mortais. Nem sei como explicar isso. Bom, melhor parar com o papo furado e ir direto ao que interessa, né?

Ah, mais uma coisa... estes longas refletem meu gosto pessoal, então relevem se não concordarem com o grau de importância concedido a cada um deles em termos de ranking, ok? Segue a lista...


TOP 10 - 2009

1. Avatar
2. A Troca
3. Nicholas Nickleby - O Herói da Família
4. Watchmen
5. O Declínio do Império Americano
6. As Invasões Bárbaras
7. O Lutador
8. Estômago
9. Presságio
10. A Onda




Abaixo deixo mais 50 indicações de filmes (em ordem alfabética) que considero bons o bastante para merecerem uma conferida. Espero que apreciem alguns títulos. Vale a pena. =D

Alma no Lodo
Amor e Inocência
Anjo Exterminador, O
Antônia
Através de um Espelho
Bastardos Inglórios
Bela Noite para Voar
Besouro
Bolt - O Supercão
Caixa Dois
Chegadas e Partidas
Clube de Leitura de Jane Austen, O
Coraline e o Mundo Secreto
Curioso Caso de Benjamin Button, O
Duelo de Titãs
Ele Não Está Tão Afim de Você
Ensinando a Viver
Exterminador do Futuro - A Salvação, O
Fonte da Donzela, A
Garota Morta, A
Glória Feita de Sangue
Guardião de Memórias, O
Horton e o Mundo dos Quem
Inimigo Público Nº 1, O
Inimigos Públicos
Leitor, O
Marley e Eu
1900 de Bertolucci
Monstros vs. Alienígenas
No Vale das Sombras
Outro Lado do Céu, O
Polaróides Urbanas
Pelle, O Conquistador
Proposta, A
Quanto Vale ou é por Quilo?
Quarto do Filho, O
Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2
Queime Depois de Ler
Quem Quer Ser um Milionário?
Rashomon
Sob O Domínio do Mal
Sonhando Alto
Taken - Busca Implacável
Tinha Que Ser Você
Tsotsi - Infancia Roubada
Up - Altas Aventuras
Vicky Cristina Barcelona
Visões
Viva Voz
Z








SE ENCONTRAR NA LOCADORA, CORRA PRA LONGE!
10 FILMES QUE EU PODERI... ALIÁS, DEVERIA TER EVITADO.


Street Fighter - A Lenda de Chun-Li
X-Men Origins: Wolverine
Transformers - A Vingança dos Derrotados*
Os Especiais
A Ilha dos Paqueras
Enquanto Ela Está Fora
Show de Bola
A Guerra dos Rocha
Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro
Sob o Efeito da Água

*Obs.: Bem, pra falar a verdade, no caso de Transformers ainda valeu a pena ficar olhando pra Megan Fox XD... e só.



*
*

Well, por hoje é isso... FELIZ 2010 pra todos!
Abraço!

15 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Hmmm, que bom ver seu Top por aqui também! =D

Melhor ainda saber que nosso gosto coincidiu na primeira colocação!!! =DDD Filmão mesmo esse Avatar. Puxa...

No mais, não vi as posições 3, 5, 6, 8 e 10 da sua lista, e nem gostei tanto de O Lutador assim. Bom, mas inferior ao estardalhaço feito.
Quase fui ver Besouro, só não fui porque acabou não dando. =/ E lamento incrivelmente não ter ido ver Coraline. =( Passou aqui quando eu estava aí e acabei perdendo. E O Clube de Leitura de Jane Austen? Poxa, quero ver!

=DDD Legal! Nada muito a discordar. ^^
Feliz 2010!

Unknown disse...

Gilvan!! Primeira vez que passo por aqui, entrei pelo twitter!

Meu caro, adorei a lista dos filmes que você viu. Especialmente "o declínio do império americano" e "invasões bárbaras". São filmes que mexem bastante! E me fez pensar no presente e o que a gente colhe no futuro.

As indicações, eu vi quase todos! ehehehe Bom, isso!
Eu gosto muito de filmes. Mas o que eu gostei mesmo foi o corre longe se ver na locadora kkkkkkkkk
Eu peguei um na locadora um sábado à noite desses e me arrependi, e foi tanto que eu esqueci qual era o nome do filme :P

Abraços em você e Patty!

Gilvan disse...

Elvis,

realmente o filme do James Cameron fechou o ano cinematográfico com chave de ouro, neh? E pelo andar da carruagem, pode até ser que o longa ocupe o 2º lugar como a maior bilheteria de todos os tempos, ficando atrás apenas... de outro filme do Jim!! É, valeu a pena esperar taaaaanto tempo para q o cineasta fizesse um novo trabalho para a telona.

Discordo de você numa coisa: O Lutador é um filmaço e merece todo o estardalhaço, sim.

E eu poderia jurar que você tinha visto Coraline. Fiquei surpreso ao saber que não.

*

Paula,

ahn... eu li isso direito? Paula? Quem é Paula?? Hehehe... =D
Pelo q eu me lembro vc não gostava de ser chamada assim, neh?

Seja muito bem vinda. Fiquei muito feliz com a sua presença por aqui.

Que bom que gostou da minha listinha... ^__^
De fato, o Declínio do Império Americano e Invasões Bárbaras são filmes que mexem mesmo com a gente.
Para aqueles que não sabem, o segundo se passa 18 anos após os eventos do primeiro (sim, é uma sequência).

Opa! Viu quase todos os filmes que eu havia indicado? Que legal! Tenho certeza de que gostou de muita coisa. =D

Pode deixar que eu digo pra Patty que vc mandou um abraço!

Tenha um ótimo ano... e recheado de bons filmes! :)

Beijo!

Unknown disse...

Olá Irmãozinho...

Finalmente estou fazendo um comentário em seu blog.

Pra começar quero dizer O Lutador não deveria estar neste TOP 10, aposto que vc viu filmes muito melhores do que este, pra falar a verdade acho um filme normal, nada de mais. Também não indicaria pra ninguém o filme: Quanto Vale ou é por Quilo?, caramba este filme é muito chato, como tem coragem?

Por outra lado quero dizer que Avatar realmente é um filme muito bom, não ficaria de fora do meu top 10. Vê se este ano assiste Prova de Fogo, garanto que vc não vai se arrepender.

Pra finalizar ainda acho que The Beyonder é pior do que "O Mamulengo Sanguinário", vc tem que ver esse filme, se é que posso chamar de filme, rsrs...

Fica com DEUS e tudo de bom!!!

Denise Egito disse...

Oi, Gilvan

Nossa sua lista é bem diferente da minha, que é mais parecida com a do Elvis.
Faço reverência aos dois belos filmes do Denys Arcand que você teve a oportunidade de assistir. Que maravilhosos, não? E olha que eu os assisti há muitos anos, mas continuam atuais, tocantes, pungentes e, por que não dizer, bárbaros =D

Interessante vc listar A Troca, um filme que considero feminino. Nossa, como chorei com esse filmes. Sou mãe, né? =]

Ah, sim, se me permite um comentário, gostava mais da outra foto do blog. Não gosto do Coringa, não. hehehehe

Beijos e bom fim de semana

Gilvan disse...

Ah, Thiago...

gosto não se discute, neh? Eu considero "O Lutador" e "Quanto Vale ou é por Quilo?" filmes dignos de serem apreciados. Um filme que te comove pode não me tocar maneira igual. E vice-versa.

Ok, mano... pode deixar que neste final de semana eu finalmente verei "Prova de Fogo", realmente faz uma data que você o elogia.

E o nome do filme é The Beyond (não "Beyonder"). Eu já imaginava que não seria bom (bote a culpa no meu amigo Eugênio XD), aliás, ainda nem tive coragem de ver. No entanto, DUVIDO muuuuuito que este consiga ser pior que "Caçadores de Vampiros de Tsui Hark". Brrrrr!

Gilvan disse...

Denise, querida... =P

que bom que gostou de alguns filmes da minha listinha.

E não precisa mais se preocupar com o Coringa, ok? Ele não vai mais te pegar! Hehehe! =P Troquei por uma foto um pouco mais a ver com o título do blog. Estava procurando algo assim e tinha deixado a imagem do Coringa apenas provisoriamente. Estava com vontade de mudar um pouco.

Beijo!

Denise Egito disse...

Gilvan

Ficou bem melhor sem o coringa. =D
Sabe, sempre que vejo o comercial do The Big Band Theory lembro do Elvis (será que ele tá acompanhando esses coments? =P)
Fico imaginando ele, todo nerd, com aquela menina bonitinha hehehehe. Nunca vi a série, nem sei do que se trata, mas os meninos são nerds não? Eu já namorei um nerd. hahahaha
Beijos pra você

Elvis "Wolvie" disse...

Claro que estou acompanhando, hehehe. Eu não sou tão nerd quanto os personagens, mas confesso até ter algumas das manias deles, hahaha. E a série é muito divertida, mas recomendo para aqueles com inclinações nerds. ^^

Denise Egito disse...

Hahahaha. Eu sabia!!!!!!!!
Sabe que até hoje tenho desejo de assistir A sete palmos?
Demorei tanto que não encontro pra baixar legendado (não queria sem legendas) nem dublado. Não acho a série na Blockbuster, nada.
Já procurei na internet, mas não consigo baixar.
Estou frustrada. Os rapazes me dão uma dica?

Elvis "Wolvie" disse...

Denise, tenho uma notícia boa e uma ruim, hehehehe!

A boa é que basta você me enviar seu endereço e lhe copiarei os 63 episódios da série com o maior prazer!

A ruim é que eles são em rmvb, o que não significa baixa qualidade, mas sim que não executam em DVD, apenas no PC mesmo.

Então, se você não fizer questão de assistir direto no PC, favor me enviar o endereço e eu gravo os discos!

Denise Egito disse...

Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem tem amigos, tem tudo!
Vou te passar meu endereço por e-mail.
Nossa, tô super feliz. Não imaginava que a solução estava tão perto. Na verdade, até desconfiava por ler todas as trocas de comentários e twittes entre vc e o Gilvan. Imaginei que um dos dois tivesse a série. Mas achei que podia dar um jeito por aqui.
Tô feliz =D

Beijos mil
Amanhã tô viajando de novo. Não estranhe a ausência.
Beijos

Gilvan disse...

Pois é, Denise... Elvis e eu costumamos trocar vários filmes e seriados pelo correio, inclusive, tenho "A Sete Palmos" aqui também (nosso amigo me enviou um tempo atrás). Eu até poderia te passar a série, mas como Elvis já se adiantou, então a questão tá resolvida, neh? =D

Ah, e se quiser me passar teu endereço também, pode ser que eu tenha algumas coisas que te interessem e possa te enviar no futuro.

Beijo!

alex marques disse...

Olá Gilvan.. passando com um atrazo danado.. é que fiquei desistimulado em comentar pois vi pouquissimos filmes ano passado, sem contar que não vi avatar.. aqui num tem cinema.

Em compensação vi muitas séries.. antos episódios que nem sei quantos.

Denise The big bang é o que há, muito legal! Resolvi oproblema do rmvb ligando o lap top via cabo hdmi na tv! a imagem fica perfeita!

Um abraço pra todos e FELIZ 2010!

Denise Egito disse...

Gilvan

Obrigada, mas por hora, acredito que o "A sete plamos" preencha o meu tempo disponível. Ainda acompanho outras coisas e ainda quero ver filmes...

Obrigada por todos os comentários que vc escreveu no Papo Calcinha. Liberei todos eles até o que vc achou que eu poderia censurar. De maneira nenhuma, viu?
Quanto ao meu assanhamento pelo Robert Pattinson, é mesmo verdade. O vampiro é demais sedutor. hahahaha

Um beijo queridão e até à próxima