quarta-feira, 4 de junho de 2008

COISA DE DOIDO...

O que existe de gente louca (e besta) nesse mundo não é brincadeira. Tomemos como exemplo algumas das "grandes idéias de diversão" provenientes de países de primeiro mundo como Inglaterra e Espanha, apenas para citar dois. Alguém já ouviu falar na Tomatina? Ou no Cheese Rolling? Quem conhece aquela corrida desenfreada onde inúmeras pessoas tentam escapar de touros ensandecidos soltos pelas ruas? O que leva o ser humano a praticar idiotices desse tipo, arriscar sua integridade física de maneira tão gratuita em festas tão imbecis? Insanidade coletiva? Só pode ser!


Ainda outro dia meu irmão caçula estava me contando que um amigo dele havia lhe mostrado alguns vídeos a respeito dessa estória de enraivecer um touro e depois soltar o bicho para perseguir as pessoas nas ruas. Confesso que eu já estava ficando com agonia dos detalhes relatados, pois meu mano me falava de gente pisoteada, outros sendo jogados pra cima com extrema violência (para dizer o mínimo) e - pasme!! absurdo dos absurdos - até mesmo crianças de colo sendo carregadas no meio da multidão em disparada. Falando nisso, acabei até de me lembrar que na época em que eu participava do carnaval fora de época daqui de CG (a Micarande) cansei de ver mulheres levando bebês no meio do povão que se espremia a torto e a direito (e isso sem contar outros fatores nocivos como o alto volume de som no meio daquela folia toda). É incrível como pode existir tamanha irresponsabilidade por parte de certos indivíduos, levar uma criança para tumultos deste tipo é uma atitude não menos que indesculpável, um verdadeiro crime. O que ocorre é que muitas vezes o pessoal não tem com quem deixar a criança e comete a barbaridade de optar por colocá-la em risco para não ter de perder a farra. Egoísmo sem limites e falta de amor, essa é que a realidade. Fico tão revoltado ao ver essas coisas. Putz!!



Neste último domingo enquanto estava dando uma espiada no Pânico na TV (pra variar XD), vi que a dupla Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz (vulgos "Vesgo" e "Ceará", respectivamente) acabaram fazendo uma matéria a respeito da tradicional corrida do queijo realizada anualmente num determinado lugarejo da Inglaterra. O Cheese Rolling (como é mais conhecido) é uma disputa extremamente radical. Os participantes envolvidos descem correndo uma ladeira bastaaaaante inclinada (com cerca de 190 metros de terreno pra lá de irregular) atrás de um queijo rolante. A prova já tem uma certa tradição na Inglaterra e acontece todos os anos na cidade de Gloucester (um distrito próximo à fronteira com o País de Gales). Aquilo é coisa de retardado, sinceramente...


Até mesmo o Rodrigo que vira e mexe faz umas loucuras não teve coragem de ingressar naquela disputa maluca, fez muito bem ele... aquilo é um verdadeiro festival de quedas onde os resultados são completamente imprevisíveis (podem ir de fraturas até vítimas fatais). Cheguei a ver determinados momentos em que vários concorrentes se chocavam fortemente entre si ao serem arremessados descontroladamente uns contra os outros depois de perderem o equilíbrio ao descerem ladeira abaixo. Juro, teve um cara lá que eu pensei ter quebrado o pescoço pelo modo com que ele batia no chão. Tá louco! Nem me pagando MUITO eu participava de um troço daqueles. E tudo pra ganhar uma droga de um queijo?? Tô fora!! Até mesmo a mulherada tava marcando presença naquela competição dos infernos. Há doido pra tudo nesse mundo mesmo.


Outra evento conhecido internacionalmente é a Tomatina. É celebrada na cidade de Buñol, em Valência, na última quarta-feira de agosto. A festa consiste no arremesso de tomates entre os participantes. Sabe-se que a tradição nasceu em 1944, mas não se sabe ao certo como surgiu. São muitas as teorias acerca de sua origem: uma luta de comida entre amigos, uma "guerra" entre jovens, um ataque com tomates de espectadores a um desfile carnavalesco, o desfecho de um acidente com um caminhão que transportava tomates ou (a mais popular entre os espanhóis), os habitantes da aldeia que atacaram o autarca com tomates durante uma festa.

Eu lembro quando Rodrigo e Wellington (olha eles aí de novo) foram fazer a cobertura (e participar) no ano passado. Vocês não tem noção do quanto Rodrigo apanhou (Wellington, esperto, se mandou rapidinho), os caras jogavam no rosto sem dó nem piedade. Ele falou que nunca mais iria participar daquela zona. Honestamente, acho que ele nunca deveria ter se metido no meio daquele bando de loucos (sem alusão a torcida do Corinthians, tá?) pra começo de conversa.

Isso sem falar no desperdício de tomates que se estraga durante a "batalha". Para vocês terem um idéia, os caras chegam com caminhões lotados deles e quando a bagunça chega ao fim é como se tivesse chovido um vermelho torrencial em certos pontos da cidade. Dá até pra ver os caras puxando aquelas enooooormes poças vermelhas com grandes rodos na tentativa de limpar um pouco as ruas após a contenda. O que mais falta esse povo inventar?

4 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Bem...
As corridas dos touros nas ruas espanholas eu abomino porque é crueldade com os pobres animais. Não tanto quanto as touradas, claro, mas ainda assim bem cruel.
A Tomatina eu abomino pelo desperdício completamente desnecessário de tomates, quando tem tanta gente passando fome.
O cheese rolling parece ser o mais inofensivo. Digo, só se machucam os loucos que querem participar dessa insanidade.

No mais, levar crianças para todas essas coisas é absurdo. Inclusive para a Micarande, como você mesmo citou. Por esse tipo de descaso o mundo está como está. A educação básica é a mais fundamental para a formação do caráter!

alex marques disse...

Sem comentar que nós também fazíamos estes absurdos: Ir para a micarande no meio da pipoca e passa por dentro do spazzio....Loucura, lembro-me de um dia que vieram uns 10 caras e nos cercaram, foi quando surgiu um conhecido gritando: ESSE É MEU! ESSE É MEU! e nos livrou da situação, e por falar em auto flagelo, lembra o dia em que voemos à pé do centro da cidade ao meio dia descalços!!!?!!!

Por aqu ia mda é comprar esse tal de dvd da tourada.. tem gente qu etem estômago pra tudo!

Denise Egito disse...

Eu acho inacreditável e absurda essa corrida dos touros. Aliás, quando estive na Espanha recebi convites para assistir a uma tourada e neguei veementemente. Nas touradas, eu sempre torço pelo touro. Não tem jeito.
E as mães que levam crianças nas micaretas não têm noção, né? Meu Deus!!!
Beijos

Denise Egito disse...

Ah, gostei muito do reloginho e da frase "O tempo não para". Bjs