quarta-feira, 29 de outubro de 2008

COISAS DA POLÍTICA

Oi, pessoal... depois desta looooonga pausa, finalmente estou de volta às postagens do blog. Fazia tempo, hein? Vamos lá:

Hoje vou falar um pouquinho sobre como foram as eleições aqui na minha cidade, ok? É incrível o quanto a campanha política mexe com o povo (aliás, durante um enoooorme período de tempo as pessoas só ficam falando nisso, dá até agonia), é verdade que as coisas por aqui foram bem pacíficas no geral mas a gente sempre fica sabendo de um ou outro caso onde o acirramento da disputa acabou gerando brigas e discussões entre eleitores de adversários distintos. Se bem que também é muito legal constatar que também há casos em que as pessoas sabem agir com bastante companheirismo mesmo sendo divergentes de opinião com relação aos candidatos, como por exemplo o fato de eu ter visto em um noticiário local um carro cheio de gente dentro fazendo a maior algazarra onde os ocupantes do veículo se dividiam entre vermelho e amarelo (que foram as cores adotadas para simbolizar os candidatos a prefeito do PMDB e PSDB, respectivamente) tremulando bandeiras de ambas as cores e tudo o mais, uma verdadeira festa da democracia... também tive a oportunidade de ter visto locais onde as cores se dividiam nas casas (térreo e primeiro andar ou casa uma do lado da outra) onde as provocações entre vizinhos eram bastante amistosas. Infelizmente, houve locais em que a rivalidade política fez com que muitos vizinhos deixassem de se falar ou passaram a trocar insultos... que coisa feia!! Negócio de gente besta. Vocês não acham?

Já eu sou do tipo do cara (minha família também) que não gosto muito de ostentar de que lado estou (se alguém me perguntar eu até digo sem problemas), tipo eu tenho o meu candidato mas não invento de colocar bandeiras, fitas ou cartazes do sujeito nas paredes da minha casa... no entanto, admito que acho bacana ver a cidade se colorir com as cores dos concorrentes e tentar descobrir que lado tem mais votos. Aliás, diga-se de passagem, o negócio foi bem dividido por aqui. Mas eu chego lá...

Ah, só a título de informação... vou me concentrar só na disputa pra prefeitura da cidade e deixar de lado a eleição dos vereadores (é cada um que aparecia no horário político que não merece nem menção), ok?


Os concorrentes para a Prefeitura de Campina Grande eram os candidatos Rômulo Gouveia (vulgo "gordinho" - PSDB - amarelo - apoiado pelo Governador do Estado) e Veneziano Vital do Rego (vulgo "cabeludo" - PMDB - vermelho - apoiado pelo Presidente Lula).
Durante a campanha é aquela guerra que todo mundo conhece, os candidatos vivem trocando farpas pra lá e pra cá. Típico! Assisti o último debate antes do segundo turno e o "prefeitão moral" (como o Vené também já foi chamado) simplesmente arrasou (tá certo que não chegou a ser o massacre que o atual governador Cássio Cunha Lima perpetrou contra o rival José Maranhão na eleição passada, mas ainda assim foi muito bom). Só queria poder ver algum dia Cássio e Veneziano disputarem algum cargo público... aí sim, ia ser o ouro assistir ao embate entre os dois. Por enquanto isso fica só no desejo. Hehehehe...

Continuando... a parada aqui foi para o segundo turno apesar de pesquisas divulgarem anteriormente que tudo seria decidido no primeiro, o que eu imagino que teria acontecido caso não houvesse uma grande compra de votos (pois é, rolou muito dinheiro pelo que eu soube) às vésperas da ida às urnas. E por falar em urnas... lá estava eu de mesário mais uma vez, acho que já é a quarta ou quinta vez que estou ajudando com os trabalhos eleitorais. As coisas foram muito tranquilas nesse sentido, se bem que no primeiro turno ainda tive vontade de dar umas tapas em certos eleitores que davam muito trabalho na hora de assinar o caderno de registro (colocavam a digital atravessada mesmo a gente tentando ajudar ou iam escrevendo numa linha e começavam a descer (e a gente reclamando e o cara não dando ouvidos) preenchendo também o espaço que deveria ser utilizado num eventual segundo turno, entre outros... argghh... ô gente difícil). O que era bom é que a gente trabalhava rápido e sempre tinha vários momentos de folga, pra bater papo e "serrar" das coligações... hehehe... a gente revezava pra ir almoçar em casa (já que morávamos perto da nossa zona eleitoral) e depois ainda ficávamos comendo (pipoca, salgadinhos, cocada de amendoim, chocolate BIS, balas, biscoitos recheados, biscoitos salgados, etc, etc, etc) e bebendo (refrigerante ou água mineral) o resto da tarde pois um dos fiscais era muito gente fina e sempre descolava coisas pra nós com a coligação da qual fazia parte (inclusive ele ficou até de me mandar por email uma foto que a gente tinha tirado junto com os outros mesários da minha seção e o fiscal da oposição após o fim da votação)... pra completar o nosso secretário (aquele que fica na porta organizando a fila) é um dos sujeitos mais folgados que eu conheço e vira e mexe aparecia trazendo mais coisas já que ele saía pra dar uma volta de vez em quando e aproveitava pra pegar mais comes e bebes... a gente ficava sempre dizendo em tom de brincadeira: "ô serrinha pra só viver afiada"... hehehehe!!


Concluindo: as votações foram encerradas às 17:00 e em pouco menos de duas horas depois já era conhecido o vencedor (não sei como é que os EUA ainda adota aquele sistema antigo... tem coisa que não dá pra entender). Meu candidato (que tentava ser reeleito) venceu a disputa por mais ou menos uns 7.000 votos de diferença (achei que seria bem menos já que a diferença no primeiro turno tinha ficado em uns 2.000 votos com relação ao 2º colocado... e não se pode dizer que foi muito folgado até porque CG é a segunda maior cidade da Paraíba e em termos percentuais a diferença nem é tãããããããããão grande assim). Maravilha! Fui pra festa (após o resultado) que estava ocorrendo numa rua bastante movimentada próxima de onde moro... eram bandeiras se agitando, músicas de campanha tocando, gente dançando, uma verdadeira farra vermelha. Foi massa! =D


Domingo tem a carreata da vitória! Acho que estarei lá no meio da bagunça entoando o já famoso hino: "lá vem o cabeludo no meio da multidão, quem for Veneziano aí, faz um "V"zão" (nota: para quem não entendeu é o mesmo "V" da vitória que fazemos com os dedos)!! Quem sabe... :P

VÍDEO DO DIA: já que estou falando de política e sempre gosto de deixar algo bem humorado por aqui, espero que curtam essa charge que encontrei na net outro dia:



Um grande abraço para todos!
Até mais!!

7 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Que maravilha! Atualização! =DDD

E então, eu li uma coisa ou outra sobre a eleição em Campina. Você sabe que se eu estivesse aí teria votado em Rômulo. Na verdade eu nem gosto nem desgosto de nenhum dos dois. E parto do princípio de que não há bons políticos. Dessa forma, busco aquele cujos ideais, nem que seja partidários, se aproximem mais dos meus. E acabo sendo uma pessoa de direita. Eu seria esquerdista sem problemas, se não fosse ao mesmo tempo anárquico e utópico. Portanto, meu voto costuma ser do PSDB. Isso pode mudar eventualmente. Eu teria votado em Cristovam Buarque para presidente, caso ele tivesse chances. Votei em Alckmin para ver se ele ganhava, o que seria melhor do que o Lula.

Mas voltando ao assunto, eu nunca duvidei da vitória de Veneziano e achei que a reeleição fosse ser bem mais fácil, nem imaginei que houvesse segundo turno (o que me fez ter que justificar duas vezes o meu voto). Pois ele fez um excelente trabalho estético na cidade, ou seja, realizou obras que o povo vê com facilidade, como recapeamento de inúmeras vias (com a empresa de concreto do irmão dele, vale ressaltar), restauração de praças e a integração de transportes coletivos. Infelizmente, seu trabalho menos visível, nas áreas de educação, saúde, serviço público, etc., não foi dos melhores.

Mas ele é uma pessoa extremamente culta (assim como Cássio, ambos sobretudo por serem filhos de quem são) e não faz um mau trabalho. Na certa disputará uma campanha de governo em breve. Tem algum boato sobre ele sair da prefeitura e se candidatar ao cargo em 2010? E Cássio, deve se candidatar ao que agora? Conte dos rumores!

Sobre a violência da campanha, acho que chegou pouco aos seus ouvidos. Lucas me disse que nem andava usando as camisas vermelhas dele, nem o relógio amarelo, com receio de ser espancado no meio da rua. E os jornais nacionais noticiaram o envio de tropas federais para o segundo turno. =P

Sobre o processo eleitoral em si, o seu dia parece ter sido mesmo bem divertido, ao contrário do que a probabilidade indicaria. A turma da sua seção parece unida.

Bom, gostei bastante do textinho de Chaplin ali do lado. E tem visto muitas séries, hein? A propósito, eu dei 4 estrelas para Ensaio sobre a Cegueira. =)

Gilvan disse...

Huummmm... creio que não, Elvis... eu não saberia com certeza se você teria votado em Rômulo caso ainda estivesse morando por aqui, mas agora que falou acabei de lembrar (se não me engano) que tanto você quanto D. Zélia são do lado de Cássio, estou certo? Ou o negócio não é por aí?

Já que tocamos neste assunto, haveria boas chances de eu votar em Cássio caso ele estivesse disputando qualquer cargo com Veneziano, mas definitivamente não vou com a cara de Rômulo. Além disso, falem o que quiser mas Veneziano trabalhou por Campina. Quanto aos seus princípios de que não há bons políticos, meu caro Elvis, admito que também costumo ver as coisas por este ângulo (apesar de sempre ter esperanças de que exista alguém realmente honesto), mas na minha opinião se tivéssemos de colocar na balança tenho certeza de que Veneziano ganharia de goleada como sendo a melhor escolha.

Respondendo sua pergunta: até agora não sei de nada a respeito de uma nova candidatura tanto para Cássio ou para Veneziano. Imagino que depois de seu mandato como Governador, Cássio invente de disputar o cargo de senador... mas estou especulando. Já Veneziano talvez tente o governo do Estado mesmo, quem sabe... é esperar pra ver.

Falando na questão das eleições pra presidente que vc tinha mencionado, eu te digo que votei em Cristovam Buarque no primeiro turno e em Alckmin no segundo. Se ele seria realmente melhor do que Lula eu não posso afirmar, mas verdade seja dita, acho que o atual presidente não está se saindo tão mal quanto eu imaginava. Problemas sempre existem, mas imagino que mesmo que o presidente fosse qualquer outro ainda assim teríamos vários motivos (talvez até mais graves) para reclamar. Não dá pra consertar totalmente o país de uma hora pra outra.

Rapaz... realmente chegaram tropas federais aqui em CG para o segundo turno das eleições já pra tentar evitar algum tumulto devido ao fato da cidade estar dividida no que se refere aos candidatos e tal... aliás, houve uma confusão entre Rômulo e Veneziano poucos dias antes das votações do segundo turno que deu até polícia na jogada. As militâncias também estavam em polvorosa, foi um tremendo bate-boca. Depois disso, houve até a hipótese de se cancelar o último debate entre os dois, mas isso acabou não acontecendo.

Já sobre esse caso da violência que Lucas falou, pode ter sido lá na área onde ele mora, sei lá... na minha região as coisas não chegaram a esse ponto. Foi tranquilo até demais a meu ver. E eu nem sabia que Lucas tinha um relógio amarelo (esse último comentário foi nada a ver, mas releve... XD)

Poiseh... vira e mexe eu estou vendo algum episódio deste montão de seriados aí do lado. Tenho curtido todos eles, é bom que a temática é bastante variável de um pra outro e assim eu me divirto com muitas coisas diferentes. =D

Legal mesmo esse textinho do Chaplin, neh?

Eu fiquei um pouco na dúvida entre dar 4 ou 5 estrelas para o filme do Meirelles, mas acabei me decidindo pela cotação máxima devido às grandes virtudes narrativas e técnicas vistas no longa. Sejamos francos, o filme não é perfeito, contudo, sou da opinião de que suas inúmeras qualidades se sobrepõem de forma gigantesca aos seus pequenos deslizes. Fernando Meirelles continua em alta. =D

Abraço!!

Denise Egito disse...

Oi, Gilvan

De volta, hein... E aí, participou da carreata de vitória?
Aqui no Rio meu candidato perdeu... :-(
Mas eu torço para que o novo prefeito faça um bom trabalho para o bem de todos os cariocas.
Um beijo

Gilvan disse...

Oi, Denise... td bom contigo?
Demorei mas voltei, hein?

Então, eu participei da farra nas ruas no momento em que o resultado das urnas foi divulgado, mas ainda tem uma grande festa programada para comemorar a reeleição do prefeito. Creio eu que deve acontecer neste domingo.

Ih, caramba... agora que eu me toquei... como é que vai haver carreata da vitória no dia de finados?? Vou tentar me informar melhor... tenho certeza de que vão adiar por causa desse feriado.

alex marques disse...

Que inveja sinto.. gostaria de estar aí em Campina pra ver... opessoal lá de casa me falou que a briga foi bem acirrada e que a festa da vitória foi grande também!

Confesso que sou de esquerda, não falem mau do meu patrão "Lulinha paz e amor" Não gosto do PSDB PFL pois suas diretrizaes são voltadas ao empresariado e às elites, sendo eu de origem pobre, torço por politicas publicas que prezem pela educação e uma melhor distribuíção de renda!

Que seção animada a sua hein! Assim o domingo passa rápido né.. tirando o eleitores folgados(que devem ser muitos por aí)!

Se estivesse aí eu votaria em Veneziano também, não me envolvo muito com politica mas aquele Romulo não me entra!

Putz voce tá vendo Prision Breake... faz um tempão que eu tento começar a ver mas sempre fica pra depois!

Estás gostando de Pushing Daisies! Bem legal né!

alex marques disse...

Putz, que inveja queria ver Jogos Mortais V! Voce vai/foi?!

Gilvan disse...

Hey, Alex...
tudo belezinha, neh? =D

É isso aí, bem que vc poderia ter estado em CG pra ter visto como é que foram as coisas por aqui. Muito disputado o negócio!

É verdade... minha seção foi bem animada mesmo, teve apenas um eleitor querendo criar confusão mas a parada foi logo resolvida. O que ajudou também é que eu já conhecia todos os outros companheiros (com exceção dos fiscais) desde a eleição passada, pois a gente já tinha trabalhado juntos... acabaram unindo a gente de novo esse ano. Foi ótimo! =D

Pois é... Prison Break... se quiser eu tenho a 1ª temporada pra ver em DVD. =D A 2ª e a 3ª só em RMVB (por enquanto, tô pensando em copiar de Expedito ou Nivaldinho os outros DVDs também).

Vi toda a primeira temporada de Pushing Daisies e estou gostando pra caramba... estou baixando os episódios da segunda lá do teu blog.

Jogos Mortais V ainda não estreou por aqui. Vou ver "As Duas Faces da Lei" no cinema esta semana.

Abraço!!