sábado, 3 de janeiro de 2009

OS MELHORES FILMES DE 2008

Não tem jeito! Sempre que eu invento de fazer a minha seleção anual (esse hábito eu cultivo desde 2005) dos melhores filmes vistos no período, acabo encontrando dificuldades em fazer um TOP 10 por ordem de preferência. Em 2005 e 2006 eu ainda consegui, mas em 2007 não teve jeito meeesmo, de modo que acabei escolhendo os 10 mais (o que já foi tarefa complicada) e colocando-os como meus favoritos, mas não necessariamente na ordem. Fazendo uma recapitulação de todos os longas que vi em 2008, tenho de admitir que, para variar, o problema mais uma vez se repetiu. Daí fiquei naquela de ficar pensando: "Oh, Deus... e agora? O que escolher? O que deixar de fora??" Depois de muito refletir, acabei finalmente por escolher a minha "dezena premiada". Estes 10 longas refletem meu gosto pessoal, então relevem se não concordarem com o grau de importância concedido a cada um deles em termos de ranking, ok? É, é isso mesmo, apesar da tarefa não ter sido nada fácil, desta vez eu consegui fazer minha classificação. Eis a minha lista dos melhores longas vistos no ano passado:

01. Persépolis (2007)
02. Batismo de Sangue (2007)
03. Speed Racer (2008)
04. Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
05. O Caçador de Pipas (2007)
06. Ônibus 174 (2002)
07. 12 Homens e uma Sentença (1957)
08. Appleseed: Ex Machina (2007)
09. Wall.E (2008)
10. Ensaio sobre a Cegueira (2008)





















A seguir eu deixo uma listinha (em ordem alfabética) com mais 30 filmes (resolvi dobrar a quantidade em relação ao ano passado XD) que muito me agradaram como indicações para os frequentadores do blog. Por falar nisso, quem quiser me indicar alguns bons longas nos comentários, eu agradeceria muito.

Antes de Partir
Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto
August Rush - O Som do Coração
Bananas
Beijo Roubado, Um
Casa de Areia
Céu de Suely, O
Charlie e Eu
Cidade dos Homens
Cloverfield - Monstro
Desejo e Reparação
Homem de Ferro
Incrível Hulk, O
Invencível
Juno
Meu Vizinho Totoro
Nação Fast Food - Uma Rede de Corrupção
Narradores de Javé
Quase Deuses
Ratatouille
Rebecca - A Mulher Inesquecível
Sex and the City - O Filme
Sombras de Goya, As
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Tokyo Godfathers
Trovão Tropical
Última Noite de Boris Gruschenko, A
Última Parada 174
Vida de Émile Zola, A
Zelig
















Acho que dessa vez exagerei um pouquinho na quantidade de fotos, neh? =D
Tenham todos um ótimo 2009... e recheado de bons filmes!! =D

13 comentários:

alex marques disse...

Primeiro o top dos 10 mais... dos 10 só vi 3!!!! Persépolis(ótimo), Cavaleiro Das trevas(ótimo) Speed Raccer(bom)[Você me encheu tanto a bola que criei muita expectativa].

No top 30 vi:

Antes de Partir
Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto
August Rush - O Som do Coração(no meu top 10)
Beijo Roubado, Um(top 10)
Cidade dos Homens
Desejo e Reparação(top 10)
Homem de Ferro
Incrível Hulk, O(muito bom)
Juno(surpreendentemente bom)
Ratatouille
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

De fato todos são grandes filmes que numa escala de 5 estrelas ficam em sua maioria com 4(ou até mesmo 5).

alex marques disse...

EI!! Onde foi que voce arranjou o livro do Dexter?!!! Eu quero!!!

Denise Egito disse...

Gilvan, queridão

Muito boa sua seleção, mas há alguns filmes que estrearam aqui no Rio ainda em 2007... Sombras de Goya foi uma boa lembrança. Lindíssimo, embora triste. Teria entrado na minha lista de DVDs (perdi no cinema). Mas minha lista só tinha 3 filmes. Foi bem mais difícil escolher. hehehe
Beijocas e Feliz 2009 de novo!

Gilvan disse...

Denise,

como eu expliquei há pouco no teu blog, o filme não precisa ser lançado necessariamente no ano em questão para poder fazer parte da minha lista (vide "12 Homens e uma Sentença", que entrou no meu TOP 10 e é datado de 1957), o critério principal é que eu tenha visto pela primeira vez (reprises não entram no TOP) no ano em que a lista é elaborada.

Alex,

o livro do Dexter eu ganhei de presente de Natal da minha garota. Escolha mais do que excelente, hein? Gostei demaaaaaaaais! =D

Abraço!

Elvis "Wolvie" disse...

Hummmm!!!! =DDD
Ótimo TOP! Não vi Batismo de Sangue nem Ônibus 174 (ambos nacionais, que surpresa! =P) e também não vi 12 Homens e Uma Sentença, nenhuma das versões.
Não achei Appleseed tão fantástico assim. =O
E amanhã minha lista no blog. Talvez jájá, se quando eu concluí-la, já tiver passado da meia-noite, hehehehe. Não colocarei imagens, não vai dar tempo. Contudo, farei resumos dos filmes. =)

Gilvan disse...

Só a título de esclarecimento, Elvis... não sei se vc está falando do mesmo filme que eu, mas esse Appleseed que entrou no meu top é o mais recente. Existe um outro que foi lançado em 2004, talvez seja a este que você esteja se referindo.

Explicações a parte, eu acabei gostando bastante de ambos. =D

Elvis "Wolvie" disse...

Bom, a capa do DVD que eu assisti era exatamente igual a essa que você postou, então suponho que seja o mesmo, a não ser que o pirateador tenha trocado as capas. o.O

Anônimo disse...

Nossa! De toooodos os filmes que você mencionou, eu só assisti 4:
- Wall.E (muito bom, muito bom)
- 12 Homens e Uma Sentença (vibreeeei com esse)
- Batman - O Cavaleiro das Trevas (carammmmba, que filme!!!!)
- Speed Racer (UhuuUuuuuuwww!!!! Quase uma fanta uva)

E olha que eu assisti muuuuitos filmes em 2008.
Gostaria de lhe perguntar... Gosta de Star Trek? Sim, a famosa série. Tem uns filmes de Star Trek que são muito bons. Acho que você se divertiria. Se gostar, me avisa que te dou nomes. Bom... eu sou nerd assumida, então... não preciso nem dizer que eu amei né?! Hehehe.

Vou deixar uma recomendação que sei que você vai amar: "Anything Else" de Woody Allen. Já assistiu? Se não assistiu, assista. Vale!

Enfim... Saudades, mafioso!!!!

Elvis "Wolvie" disse...

Hahahahahahaha!!!
Nenhuma outra pessoa poderia fazer uma analogia tão divertida quanto essa de Speed Racer com a Fanta Uva! XD

Eu não sou muito trekker não, sou daqueles radicais que ou gostam de Star Trek ou de Star Wars, e no meu caso optei pela saga do C3PO. =P Mas acho que pode ser bom, só nunca tive muita vontade de conhecer mais atentamente. Anyway, o filme novo soa promissor.

E Anything Else é com Chris Ricci, então eu certamente já vi (e adoro). ;D Creio que Gilvan tenha visto também, lembro de comentarmos sobre o filme!

Gilvan disse...

Hello, Alice... =D

há quanto tempo, hein, menina?
fazia tempo que vc não aparecia por aqui, estava sentindo muita saudade dos seus comentários.

ei, quando vc diz "toooodos" está se referindo apenas ao meu TOP 10, certo? Porque eu sei que tb chegou a ver ao menos "August Rush" e "A Última Noite de Boris Grushenko". Já os demais longas eu não sei...

Quer dizer que vc viu muuuuitos filmes em 2008? Hummm... fique a vontade para me dar algumas indicações, ok? =D

Sobre Star Trek... confesso que nunca tive lá muito interesse em acompanhar esta saga tão adorada por tantos, mas se vc puder me indicar alguns filmes da série que não necessitem de grande conhecimento prévio (tipo cronologia, por exemplo) eu ficaria muito agradecido. Quem sabe depois de acompanhar algumas aventuras eu não comece a virar trekker também. Hehehehe... bem, isso só o tempo dirá.

E eu vi sim esse filme do Woody Allen (já faz um tempão), se não me engano acho que foi o próprio Elvis quem me emprestou. Gostei!

.
.
.

Elvis...
como assim "a saga do C3PO"??

Elvis "Wolvie" disse...

Ué, C3PO é o personagem central de Star Wars, e tudo gira em torno dele! Portanto, a hexalogia é a Saga de C3PO, hehehehe! XD

Anônimo disse...

Não seria o R2D2?

Gilvannnnnnnnnnnnnnn, vou lhe recomendar por e-mail. E... por falar em e-mail... Isso não lhe lembra nada não?

Hehehehe. Passei aqui para puxar sua orelha mesmo.

Abraçooowwww!

Elvis "Wolvie" disse...

Ei, não sabia que você tinha começado a ver Gilmore Girls!!! =DDD
Espero que esteja correspondendo a pelo menos 50% da expectativa que geramos! =PPP