quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Um caso de amor eterno...


O cinema é uma arte realmente fascinante
que nos desperta emoções a todo instante
é capaz de me fazer sonhar, chorar e sorrir
me apresentar temas marcantes para refletir
é muitas vezes um mundo de ilusão e fantasia
grande cenário de beleza e esplendor
e para quem gosta de estórias de amor
é provável que seja até melhor que poesia


Filmes são como páginas de romances
que nos permitem vislumbrar
as mais variadas nuances
que a imaginação pode criar
por alguns momentos podemos fazer parte
de algo surreal gerador de um contraste
que faz com que a realidade "desapareça"
é como diria o velho jargão
basta uma câmera na mão
e uma idéia na cabeça


Existem os mais diversos gêneros de produção
drama, aventura, comédia, ficção
infantil, suspense, terror ou musical
um bom filme pode se tornar até mesmo imortal
neste espetáculo de imagens, sons, cores e sensações
desencadeadas em inesquecíveis e lindas cenas
seja algo grandioso ou nas coisas mais pequenas
posso até mesmo aprender valiosas lições
poucas vezes encontrei uma paixão tão querida
sétima arte, obrigado por fazer parte da minha vida

*
*

Não reparem se a coisa ficou muito brega, ok? Apenas tive vontade de jogar umas frases aqui e ali sobre o que sinto pelo cinema, tá?

7 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Mas que post inesperado! o.o
Jamais pensei que um dia leria uma poesia sua, nem mesmo sendo sobre cinema.
E devo dizer que ficou muito boa! =DDD Gostei também da seleção de imagens!

É mesmo incrível o cinema... Os literatos maaaais ferrenhos podem dizer que é uma literatura para preguiçosos, que não precisam imaginar nem gastar muito tempo para pegar a mesma história de um livro. Mas felizmente a grande maioria (incluindo-me aí) não pensa dessa maneira.
Cada um pode dar sua utilidade para a sétima arte. Alguns vêem como uma forma de escapismo da realidade. Alguns admiram aspectos técnicos e detalhes que passam desapercebidos à maioria e assistem filmes buscando-os. Outros são mais exigente (chatos mesmo =P) e só gostam dos filmes ditos "de arte" (tenho um colega de trabalho que praticamente só assiste filmes europeus e nacionais, e tem preferência pelos iranianos! XD). Outros que assistem para desfrutar de uma narrativa interessante que pode se tornar mais cativante graças aos desempenhos carismáticos de alguns atores (coisa que não temos na literatura). Não é minha arte predileta, como vocês bem sabem, mas sou um grande fã de cinema. Espero poder tirar um tempo para conhece-lo mais de perto, assistir filmes de épocas específicas, me aventurar em filmografias difíceis (Como Fellini), assistir todos os que encontrar de algum grande mestre (Woody Allen seria uma aposta interessante), etc.

Mas eis que lá vou eu me enveredando em mais um assunto na vida... Desconfio que meu problema seja por gostar de muita coisa (apesar de ter a fama de detestar tudo e ser difícil XD) e querer fazer um pouco de cada, acabando por não ter tempo para nada.
Vejam, se eu esquecesse tudo e deixasse apenas a literatura. Eu teria, normalmente, ao menos quatro horas por dia para ler. Isso retirando os excessos e deixando tempo para ver os e-mails e notícias. Pois é. Mas não, eu leio um pedacinho de um livro, vejo um episódio de um anime, leio uma hq, vejo um filme, ouço música, escrevo, tudo num dia só. =P Oh... fugi muito do tema, mas estou apenas expressando minha amplamente divulgada frustração pelo excesso de informação da era pós-contemporânea em que vivemos.

Dawn disse...

Gilvan... vc acaba de realizar um desejo que eu tinha já faz algum tempo: ver um texto de sua autoria no qual você simplesmente desse vazão aos seus sentimentos e nada mais.

No flog você costuma falar de seus gostos, idéias, opiniões... mas sempre mantém uma certa "distância formal". Acho que os textos mais pessoais acabaram sendo aqueles em que você expressou sua revolta com o mundo atual, não é mesmo? Mas ainda assim eles guardavam um certo distanciamento.

Nunca antes você tinha simplesmente deixado correr os sentimentos e ir montando-os em frases, despreocupadamente... e olha só o resultado! Uma poesia... e muito boa ainda por cima!

Surpresa agradabilíssima chegar aqui e dar de cara com este post. Deu até pra sentir um pouco mais dessa sua paixão e lembrar o quanto a sétima arte também toca muito em minha vida... mexendo com meus sentimentos de todas as formas possíveis. Quantas coisas já pude aprender com um filme! Quantos sentimentos já pude experimentar! Ahh...

Realmente, ela merece o post. =)
Grande abraço!

alex marques disse...

OHHHHH Não sabia que conhecia um artista! Que ótima surpresa! Afinal a demora por atualizar seria essa agradável poesia! Muito bom exressar os sentimentos, principalmente por algo que se gosta tanto!

Anônimo disse...

Ô, pessoal... assim eu fico até sem jeito, neh? ^^
Poxa vida, sei nem o que dizer... fico feliz por terem gostado do que escrevi, valeu mesmo. =D

Apesar disso fiquei bastante intrigado ao constatar (segundo o coment da Rê) que eu mantenho sempre um distanciamento formal nas coisas que escrevo. Hummmmm... infelizmente, pelo visto, eu não consigo ser transparente o bastante para mostrar mais da minha essência (na grande maioria dos casos). Talvez seja coisa da minha natureza mesmo. Gostaria de saber se os outros também me vêem desta maneira. Seria eu assim tão "frio"? Como trabalhar essa questão??

Mudando um pouco de assunto...
Caramba... o cara só vê filmes de arte? Preferência pelos iranianos?? Well, cada um com seu gosto, neh? Tinha uma amiga que estudava comigo que não via um filme se este tivesse mais de 10 anos. Vai entender...

Sobre a frustração de Elvis sobre o excesso de informação da era pós-contemporânea em que vivemos... bem, creio que ele certamente não é o único a se sentir desse jeito. Também não consigo dar conta de 1% de tanta coisa interessante que surge de minuto em minuto. Fazer o quê? Paciência! Além do mais eu duvido que alguém consiga. ^^

Dawn disse...

Ah, não é que você seja "frio". Creio que quem presta atenção consegue lhe ver ( mesmo que não veja todas as nuances que você tem, afinal, dizer que enxergamos todas as partes de uma pessoa é pura mentira).

É o seu jeito de ser. Que mal há nisso? O que também não significa que você não rompa com esse estilo ocasionalmente... como nesse post ou em alguma outra ocasião pela vida a fora.

Como "trabalhar essa questão"? Bom, você que escolhe, não é mesmo?! Se quer se abrir um pouco mais, escolha o público e momento certos. Tenha cuidado e deixe-se guiar pelo bom-senso que você tem de sobra. Quando estamos na companhia de quem a gente confia, acho que ficamos mais a vontade para simplesmente ir revelando o que se passa aqui dentro, na certeza de que, mesmo que o outro não venha a entender, ele respeitará nossos sentimentos. Talvez o segredo seja esse? Não se preocupar tanto... Saber que, assim como está tudo bem guardar algumas coisas só para si, também está tudo bem em se dizer o que se pensa quando sentir vontade.

Bom... posso estar certa ou errada... ou até ter viajado agora. Mas minha opinião taí. ;)

Voltou de viagem, Gilvan? Andou distante dos f/blogs. Abração!!!!

Elvis "Wolvie" disse...

Gilvan viajando? Só se for mesmo. Não é coisa muito frequente! =P Mais provável que a facul estivesse pegando, hehehe. Ou ele aproveitando a melhor época do ano na cidade. (aliás, o encontro acabou e nada de ninguém me contar como foi!!!)

Sinceramente? Você é um pouco fechado sim. Na verdade, acho que você apenas conta certas coisas a certas pessoas em certos momentos. Eu não estou cobrando que se abra mais comigo. Longe disso. Até porque eu sei que pessoalmente eu também nunca me abri muito, e olha que você foi uma das pessoas com quem mais me abri no cara-a-cara. Eu simplesmente travo em assuntos desse tipo. E mesmo quando falo, amenizo as coisas. Não sei explicar.
Bom, mas eu concordo com a senhorita Lemon que é o seu jeito. Você não precisa ir se abrindo com todos em quem confia, apenas faça isso quando sentir vontade, quando precisar de conselhos, etc. Você sabe que estou sempre disponível, mas não serei menos amigo seu se você jamais me contar nada pessoal daqui pra frente. Eu sei muito bem que algumas pessoas ouvem melhor que outras, falam coisas que soem melhor aos ouvidos, etc. ^^ Então, seja livre! =PP

Elvis "Wolvie" disse...

(abrindo um parênteses: eis o video sobre o qual eu falava http://www.youtube.com/watch?v=ibyFpEcN1a4 Memorável!)