quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

VIAJANDO PELO OESTE SELVAGEM...


Me corrijam se eu estiver errado, mas algum de vocês gosta de assistir a um filminho de faroeste de vez em quando? Sinceramente, eu creio que não! Sou capaz até de afirmar que este é um gênero completamente ignorado pela grande maioria dos jovens. Tenho notado que este tipo de filme é apreciado apenas por pessoas que já tenham passado dos seus 40, 50 anos. Pelo menos é o que tenho notado quando chego em locadoras ou me pego prestando atenção em conversas ocasionais sobre "os bons filmes de antigamente". Quando você conversa a respeito de cinema com os seus amigos, quantas vezes o tema "Western" ou "Bang-Bang" é abordado? Nenhuma? Hummm... fico pensando porque este tipo de filme é tão desvalorizado hoje em dia. Engraçado que até mesmos os filmes de pirata eram relegados ao limbo até o momento em que Jack Sparrow e cia. Ltda se tornaram sucesso de bilheteria. O que é preciso para saciar a vontade dos jovens no que diz respeito a longas de aventura? Uma boa estória, personagens carismáticos ou uma dose maciça de situações mirabolantes superturbinadas por doses cavalares de efeitos visuais? Será que acabou o interesse pela velha fórmula do "duelo entre o mocinho e o bandido"?


Onde estão os habituais lugarejos, os saloons, as fazendas de gado, o velho xerife, a locomotiva, os assaltos a banco, o papa defunto (como gosto de chamar aqueles donos de funerária XD), as perseguições a cavalo e os grandes tiroteios? Será que um filme policial de hoje em dia já compensa a ausência de todos esses elementos?


Digo-te não (como falaria o Poderoso Thor XD)! Não mesmo! Pelo menos é o que diz a minha opinião pessoal. Sou um cara que gosta de ver tanto os lançamentos quanto os grandes clássicos do cinema, não importa o gênero. Já vi muuuuuuuuuuuitas produções fabulosas no que se refere ao bom e velho faroeste, obras fantásticas de cineastas como John Ford, Sergio Leone e Howard Hawks, atuações memoráveis de estrelas como John Wayne, Gary Cooper, Steve McQueen, Montgomery Clift, Lee Marvin, Paul Newman, Charles Bronson, Henry Fonda, Dean Martin, Claudia Cardinale, Ann Margret, Claire Trevor, Natalie Wood e muito mais. Alguns dos meus filmes favoritos são: "Era uma vez no Oeste" (Magnífico!), "Sete Homens e um Destino", "Os Brutos também Amam", "Meu Ódio será tua Herança (dirigido por Sam Peckimpah, "o poeta da violência" como sugerem alguns), "Rastros de Ódio", "Rio Vermelho", "Onde Começa o Inferno", "No Tempo das Diligências", "Matar ou Morrer", "Duelo de Gigantes" (Jack Nicholson e Marlon Brando XD), "Butch Cassidy", "Tombstone - A Justiça está Chegando", "Os Jovens Pistoleiros", "Jovem Demais para Morrer" e "Maverick" (é, aquele mesmo com Mel Gibson, Jodie Foster e James Garner. Muito bom!).


Este último que citei é um exemplar um tanto mais cômico e eu o adoro. Outros filmes de bang-bang interessantes e beeeem mais anárquicos podem ser encontrados nos títulos "Banzé no Oeste" (uma sátira com Gene Wilder) e no nonsense "Cactus Jack - O Vilão" (com Kirk Douglas e Arnold Schwarzenegger(!!), dá pra acreditar? Esse filme tem até situações malucas típicas daquele desenho do Papaléguas... juro! Muuuuito louco!). Semana passada eu aluguei um que fazia muito tempo que eu estava querendo ver... é um faroeste meio debochado, com algumas cenas engraçadas e personagens pitorescos. Chama-se "Dívida de Sangue". A estória não chega a ser nada original: Catherine Ballou (Jane Fonda) é uma garota que tem o pai assassinado por um bandido por causa de terras e junta um bando para se vingar. Basicamente é isso! A trupe é formada por um índio que trabalhava para o finado pai da mocinha, um fora-da-lei galanteador que Cat conheceu em um trem, o tio deste último que se disfarçou de padre para ajudar na fuga do sobrinho (que estava sendo levado sob custódia por um homem da lei) e um pistoleiro beberrão que tem a fama de ser um ás do gatilho (Lee Marvin rouba a cena interpretando-o). Agora sabem qual foi uma das coisas que eu mais gostei neste filme? O longa era embalado pelas músicas contagiantes de Stubby Kaye e Nat King Cole, que vira e mexe apareciam em cena como se fossem dois menestréis narrando certas situações que aconteciam no decorrer da estória. Gostei demais disso. Achei simplesmente genial. O trailer abaixo mostra um pouquinho do que estou falando:



Infelizmente, o vídeo que eu queria REALMENTE mostrar não estava apto a ser incorporado (porque eu não sei), então o jeito é clicar aqui se quiser ver! Eu recomendo muitíssimo!! =)

Abraço

19 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Não é bem assim. Eu gosto de faroestes. =P O que acontece é que os americanos parecem ter enjoado do gênero e não são mais produzidos filmes com frequência. Dessa forma, como não tenho assistido filmes antigos ultimamente, só vejo o que vai saindo no cinema ou alguns casos especiais (como filmes que eu queria ver há muito tempo, etc.). Não se esqueça de que não faz tanto tempo que eu aluguei Sete Homens e Um Destino. =P
Aliás, da lista que você colocou, infelizmente só vi 3 produções: o já citado Sete Homens e Um Destino, Butch e Cassidy e Maverick, e gostei dos três! =O

Muito bacana o trailer de Dívida de Sangue! XD "Cat Ballouuuu, Cat Ballouuu" XD
Devo dizer que Nat King Cole está impagável vestido como um cowboy e tocando banjo! XD

Dawn disse...

Para falar a verdade, bang-bang é um estilo de filmes que fez parte da minha infância. Isso porque meu pai gosta muito e se diveeeerte que é uma beleza. =)

Não tenho nenhum preconceito, mas tb não sou viciada. O meu único problema com esse gênero de filmes é pq sempre tem muita areia grudando em tudo e em todos e eu tenho agonia com areia e sujeira o tempo todo num filme. Tanto é que se for um filme o tempo td no deserto, eu tb tendo a não gostar lá muito. =/

Oopa, agora vou me defender na questão dos piratas! Sempre gostei de piratas e suas estórias mirabolantes, suas músicas e seus runs (grog). Hehehe. Quando criança, acho que mais por conta do Peter-Pan mesmo. Mas depois disso, por conta de meu querido e amado Guybrush Threepwood, o aspirante a pirata do magnífico e inteligente jogo "Monkey Island". Já comentei com vc sobre esse jogo né? Interessante demaaaaaaaaaaaais. Você é obrigado a pensar, raciocinar, resolver os mistérios... e tudo de um modo deliciosamente nonsense! *_*

Mmm... O único problema é que vicia e vc precisa ter um bom espacinho de tempo disponível para não perder o embalo por conta dos detalhes.

Ahh, e fiquei interessada por esse "Cactus Jack - O Vilão". Se é nonsense, é minha praia! Hehehe! Fiquei com vontade de assistir! =D

Ei, como vai você hein? Saudades.

Dawn disse...

Hmmm... quer saber... Creio que os criadores de Piratas do Caribe se inspiraram muito em Monkey Island. Tem muitas coisas semelhantes entre os dois ( e que fique bem claro que Monkey Island is waaay older than Piratas do Caribe).

Curioso isso.

Elvis "Wolvie" disse...

Monkey Island eh beeeeem mais antigo que os filmes de Piratas do Caribe mesmo, mas será mais antigo que a atração da Disney? Afinal, os filmes foram inspirados numa atração de um dos parques da Disney, chamada Piratas do Caribe, e que já contava com um Jack Sparrow, que tinha suas aventuras narradas em livretos raros de se encontrar hoje em dia. Os filmes pegaram muito desses livros (como Davy Jones, por exemplo), mas é possível que o estilo de humor e algumas coisinhas mais tenham sido mesmo inspiradas em Monkey Island, quem sabe? ^^

Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de fazer uma pequena correção: O nome do filme é Butch Cassidy (e não "Butch e Cassidy"... inclusive já o já corrigi no post), ok? O caso é que devo ter me confundido por causa daquelas duplas de vilões do anime Pokemon "Jesse e James/Cassidy e Butch", que são claramente inspirados nos personagens de western Jesse James e Butch Cassidy. Aliás, imaginei que Elvis até iria corrigir esse pequeno tropeço mas ele acabou entrando na onda também, no mínimo deve ter esquecido que o personagem do Robert Redford no filme se chamava Sundance Kid (de fato o título original do longa é "Butch Cassidy and the Sundance Kid"). O que me faz pensar: será que o festival de cinema independente mais famoso do mundo (organizado pelo Robert Redford) foi batizado como Sundance Festival por causa deste personagem que ele viveu na telona? Interessante isso! Nunca procurei saber com certeza...

Realmente... hoje em dia não são produzidos tantos filmes de faroeste como em tempos de outrora, mas de vez em quando vejo uma ou outra novidade chegando em locadoras... produções do gênero estreladas por Antonio Banderas ou Edward Norton, por exemplo... ah, e daqui a alguns dias teremos mais um exemplar deste tipo de longa, desta vez com o Brad Pitt.

Hehehehehehehehe... quer dizer que nossa querida Dawn não curte filmes onde tenha muita areia, hein? Então esqueça a minha indicação sobre "Mar de Fogo", tá? "Lawrence da Arábia" então nem pensar, neh?
Falando nisso, vc chegou a ver algum dos filmes que eu havia te sugerido? Acabo de me lembrar que eu muito raramente fico sabendo se vc chega a ver os filmes que eu te indico ou o que acha deles.
Engraçado vc dizer que não gosta muito de filmes "arenosos", já o problema de Elvis é com a água... filmes como Mar em Fúria, Poseidon, ou qualquer outro que se passe no oceano não é mesmo a praia dele (com o perdão do trocadilho). =)

Sim, sim... vc já havia me falado várias vezes sobre o Guybrush Threepwood e como gosta do jogo Monkey Island. Já que o assunto agora é videogame, me responda: já conseguiu zerar Marvel Ultimate Alliance?
Mais uma perguntinha pra vc: quais seus filmes NONSENSE favoritos? Taí algo que me desperta imensa curiosidade. :)

Para finalizar, acabei vendo um outro filme com a atriz Jane Fonda esses dias: Barbarella. Já ouviram falar? É uma famosa adaptação de uma personagem de quadrinhos adultos onde uma garota viaja até um planeta qualquer na tentativa de encontrar um cientista desaparecido. O enredo se preocupa mais em fazê-la trocar de roupas de tempos em tempos (se bem que até achei legal alguns modelitos que ela usa... posso até estar enganado, não me recordo com certeza, mas me parece que a realização do filme tem alguma haver com moda mesmo, sei lá), colocá-la em situações que eu nem mesmo tenho palavras pra descrever e fazer a sua fama de ninfomaníaca (Jane Fonda virou sex simbol com esta produção). Acreditem, esse longa é tosco demais da conta. Fico imaginando como é que ainda existe gente pensando atualmente em fazer uma refilmagem daquilo. A estória é fraca e os (d)efeitos especiais são absolutamente risíveis (tá certo que o filme é de 1968, mas acho que já vi efeitos infinitamente melhores em longas muito mais antigos). É verdade que dá pra encontrar uma ou outra cena bacana perdida no meio da bagunça toda, mas no geral o filme é um completo desastre (se bem que eu soube que na época de seu lançamento este foi um tremendo sucesso e acabou até virando cult).

Antes que eu me esqueça, vou contar uma pequena curiosidade para aqueles que não sabem: quem já ouviu falar numa banda chamada Duran Duran? Pois é... o nome foi escolhido justamente por causa de um personagem deste longa, no caso o tal cientista que a Barbarella foi procurar.

Elvis "Wolvie" disse...

huahuahuahuahuauha, não é que eu tenha me esquecido do Sundance Kid, eu fui na onda mesmo. Simplesmente repeti o nome sem prestar a devida atenção. =PPP
E é bem capaz do Sundance Film Festival ter esse nome por causa do personagem de seu fundador... =O Deixa eu ver se descubro algo ali...

2 minutos mais tarde...
"The Sundance Film Festival was named by Robert Redford after his character The Sundance Kid from the movie Butch Cassidy and the Sundance Kid, probably because this is his favorite character among those he played."
Ou, numa tradução livre, "O Festival de Cinema de Sundance foi nomeado por Robert Redford por causa do seu personagem The Sundance Kid do filme Butch Cassidy, provavelmente pelo fato de ser seu personagem favorito entre todos os que interpretou".
Ou seja, ponto pra você! =)

Realmente, eu não indicaria Lawrence da Arábia. E o que dizer da Múmia, com suas tempestades de areia? XD
A propósito, meu problema não é exatamente com água, mas com filmes sobre desastres, sejam eles oriundos de catástrofes naturais (meteoro, onda gigante, terremoto, vulcão, furacão, etc.) ou ataques de seres bizarros (Godzilla, criaturas marinhas, etc.).
Se eu não gostasse de filmes no mar, como seria tão fã da trilogia Piratas do Caribe, cujo box me darei no próximo mês? =O

Esse "já ouviram falar?" foi pra senhorita ali de cima e pro Alex, né? Porque você e eu comentamos várias vezes sobre Barbarella, e de como parecia mesmo ser trash! XD Mas é completamente cult, ainda hoje! É um clássico dos filmes toscos cults, e uma das primeiras adaptações de quadrinhos para o cinema, ainda mais de uma obra erótica. Eu devo dizer que já esperava essa sua descrição do filme. Meu faro apurado a detectou simplesmente pelas fotos e pela sinopse, hehehehe! XD

Mas eu realmente jamais iria adivinhar a origem do nome Duran Duran! o.O Que trash!

Dawn disse...

Elvis, se o jogo Monkey Island é mais antigo que a atração da disney, eu não faço idéia. Achei mesmo q vc ia comentar exatamente isso. Hehehe. Mas o humor do jogo consegue ser bemmmm mais nonsense ( sem deixar de ser inteligente), que o do filme. No entanto... muita coisa se parece, embora com algumas alterações, claro, claro.

Gilvaannnnn, eu costumo ver sim os filmes que vc indica, mas é sempre fora de ordem e tempo. Oq acaba acontecendo é que eu esqueço de comentar de volta. Vou passar a anotar... Até pq de vez em quando vc me pergunta q filmes ando vendo e eu fico irritada comigo mesma pq tem um monte q eu queria comentar com vc e não lembro mais o nome!

Bemmmmm, mas deixa eu contar logo: ZEREI MARVAL ULTIMATE ALLIANCE!!!!!!!!!!!!!!!! Uhuuuwwwww!!!!! Salvei o mundoo!!!!!
É bom demais. Um jogo bemmmmm divertido mesmo e vc fica contagiado com as personalidades malucas daquela mistura bizarra de heróis. Acabei me apaixonando pelo DeadPool.
No final do jogo, Uatu nos chama e nos dá uma breve premonição sobre o futuro da Terra baseado em tds nossas ações e escolhas no decorrer do jogo. Como ele é meio RPG, vc pode escolher cumprir ou não várias missões e fazer ou não favores aqui e ali para entidades q vão aparecendo. No geral, eu e meus irmãos nos saímos mt bem... Só tivemos um pequenino problema com a Fênix e, por conta disso, no futuro ela se tornará Fênix Negra e vai destruir metade dos EUA, mas eu acho que posso viver mt bem com isso.

Ah, agora o bônus mesmo ficou para a parte dos créditos rolando. Enquanto os nomes passam, a gente fica ouvindo as vozes de vááários dos personagens. É como se eles ligassem para a produção do jogo e uma mulher os atendesse e então eles ficam comentando situações, fazendo reclamações, etc. Teve, por exemplo, o Wolverine treinando as suas falas ( os bonequinhos têm frases de efeito que sempre dizem depois q matam alguém no jogo) e a mulher da produção dizendo q ele n tinha emoção na voz e fazendo ele repetir mil vezes; teve o Tocha Humana e o Homem de Gelo pedindo o telefone da Mulher Aranha; o Deadpool fazendo um lindo poema sobre brócolis e mais uma infinidade de palhaçadas que prendem vc na cadeira ateéééé o último nome ter passado.
Agora estamos jogando denovo na versão HARD q abriu quando zeramos, e, de brinde, podemos agora usar o Nick Fury!!!! Uhuuuuw!!!!

...Cof cof, ( "espírito exaltado" MODE OFF)...

Agora... quanto aos filmes Nonsense... Bem... vou te pedir um instantinho pra eu lembrar deles e coloca-los numa lista. Mesmo eu tendo gostado, eu acabo esquecendo os nomes... Então vou primeiro lembrar, ai lhe digo! Mas n se preocupe, eu n vou esquecer de dizer. =P

Dawn disse...

Oh! Quando publiquei meu comentário, vi que Elvis tinha acabo de publicar o dele também.

Olha... Conheci Barbarela no Papo Calcinha, quando a Denise comentou um pouco. Por falar nisso... Cadê a Denise? Sinto falta de ler os textos dela.

E agora uma dúvida: Elvis, e quanto a filmes de tubarões super inteligentes e assassinos? Vc não se diverte com eles?
Com aquele filme "Do fundo do mar" ( se não me engano), eu morri de rir. É basicamente um grupo de cientistas, convenientemente em um laboratório no meio do oceano ( parte submerso, parte não), que resolvem fazer experiências que dão ao tubarão uma inteligencia maior do que a humana. Simplesmente. Pra quê? Pra alguma pesquisa duvidosa com células cerebrais. Pois éééééé. Quer coisa mais encantadora?

Elvis "Wolvie" disse...

É, definitivamente, esses também não me agradam! =P

Gilvan disse...

Ah, é mesmo, Elvis... lembro agora de seus comentários sobre não gostar de filmes sobre desastres naturais.

Ora, ora... e não é que eu acabei acertando sobre o festival de cinema organizado pelo Redford, se bem que parecia até um pouco óbvio mesmo.

Heheheheheheheh... é engraçado o número de pessoas que eu conheço que não se lembra do nome dos filmes que vê. =)

Eita, que legal esse jogo da Marvel, hein, Rê?? Não imaginava que fosse tão bom assim, que bom saber que você se divertiu tanto com ele. :)
Curioso você dizer que se apaixonou pelo DeadPool, visto que quando inventei de fazer aquuueeele questionário com o personagem no fotolog lembro que vc disse que ele era detestável (talvez não com essas palavras, mas enfim...). Pois é, com o tempo a gente acaba se acostumando com as loucuras dele. Realmente o Deadpool é superhilário, perdi as contas de quantas vezes me acabei de rir com suas piadas nos gibis. :P Queria mesmo ver esse tal poema sobre brócolis, imagino que deve ser impagável.

Muito bacana também essa estória sobre o Vigia/Uatu contar um pouco do futuro de acordo com as ações executadas no jogo. Gostei disso!

Nossa, como tu andas sanguinária ultimamente, menina... além de não se importar com a Fênix Negra destruir metade dos States, você ficou bem interessada quando falei do (serial killer) Dexter outro dia e, pra completar, ainda vem falar que riu muito ao ver aquele filme onde tubarões inteligentes e assassinos saem metendo os dentes em todo o mundo. Cruzes... que destino nefasto estarás preparando para tentar me eliminar e tomar o comando da Máfia, hein? Tenho de tomar cuidado! Essa garota é um perigo!^^

Cof, Cof... acho melhor mudar de assunto...
Putz... gostaria muuuuito de ver os créditos de Marvel Ultimate Alliance, pelo que vc contou parece bastante divertido. Essa do Wolvie treinando as falas deve ser mesmo engraçado.
E quer dizer que dois do mais conhecidos paqueradores do universo Marvel estavam "se escalando" para ficarem com a Mulher-Aranha, é? Bem, é até compreensível pois Jessica Drew fica mesmo uma "diliiiiça" (como diria o Ricardo Kelmer XD) naquele uniforme (até eu fiquei meio que hipnotizado quando me deparei com suas belas formas nas páginas de "Avengers Disassembled"... ai, ai, que tremenda gata... lembro até dos comentários de Tony Stark e de Luke Cage a respeito dessa verdadeira beldade aracnídea =D).

Que bacana poder jogar com o Fury no modo HARD! :D

Ouche... pensei que vc tivesse visto quando postei outro dia entre os comentários aqui do blog que a Denise desistiu de continuar postando no Papo Calcinha. Ela tinha me avisado por scrap no Orkut! Agradeceu todos os nossos comentários, mas disse que não sentia mais tanta vontade de continuar. Uma pena, neh? Eu também gostava muito de visitar aquele espaço. Aliás, foi por causa dele que comecei a conhecer o trabalho da minha cantora nacional favorita atualmente: Ana Carolina.

Bem, é isso...

Dawn disse...

É... agora que você me lembrou, eu devo mesmo ter visto o comentário sobre a Denise não voltar mais. Mas mesmo assim... sinto falta.

Ahh, e, realmente, vc fez há algum tempo atrás um questionário do DeadPool e eu não tinha gostado nadinha dele. Agora percebo o quanto fui hipnotizada por aquele... macaco vermelho de circo! Mas foi inevitável... O senso de humor dele me conquistou. Heheheh.

E, pôxa Gilvan... Quer dizer que eu ando sanguinária? Eu? Logo eu, tão doce, delicada e feminina! Que absurdo, estou chocada.

[Tentativa desesperada de manter o disfarce.]

Não se preocupe. É claaaaro que o trono da máfia está seguro... por enquanto...

;)

Elvis "Wolvie" disse...

Vejam só, mas que coisa: http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-4008.html (se nao conseguirem acessar sem senha, avisem =P)

Anônimo disse...

Então já estou avisando... não estou conseguindo acessar sem senha.^^

alex marques disse...

Olá a todos, atrasado mas em tempo...

Pois é eu não sou muito chegado a bang-bangs! são pouquíssimos filmes do gênero que já vi, poucos mesmo!

Sei que vou ser criticado pelo amigo Elvis e por muitos outros mas EU NÃO GOSTEI DO FNAL DA TRILOGIA DO JACK SPARROW! Tá dito! Acho que no fim das contas, o pessoal perdeu o rumo e havia muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, personagens encolheram enfim, não me agradou!

Desculpem-me mas tem um monte de coisa neste post e nos comentarios que eu fiquei simplesmente boiando... mas tudo bem, eu sou novo e aprendo rápido!

Para minha coleguinha Dawn aconselho jogar agora "League justice Heroes" o qual assemelha-se muito a Marvel Ultimate Aliance. Estou jogando, meio sem tempo mas jogando...lembrando que se a amiga quiser passar pelo meu humilde blog, eu fico muito feliz!

Fiquei de passar por Campina Grande mas não deu, meu pai ficou internado em Recife mais tempo que esperava, mas graças à Deus sai retorna pra casa amanhã!

Até mais a todos!

Elvis "Wolvie" disse...

Então, o que tinha no link era um post do filme... Cactus Jack! =O Como falamos dele aqui...
Seguem os links:
http://rapidshare.com/files/82959740/Cactus_jack_1979_legendado.part1.rar
http://rapidshare.com/files/82969913/Cactus_jack_1979_legendado.part2.rar
http://rapidshare.com/files/82981109/Cactus_jack_1979_legendado.part3.rar
http://rapidshare.com/files/82991038/Cactus_jack_1979_legendado.part4.rar

Gilvan disse...

Ah, então tá... pensei que vc tinha alguma senha especial para entrar no "novo" F.A.R.R.A. Quer dizer que a gente tem que se cadastrar de novo pra poder entrar, é? Que saco!!! =)

Anônimo disse...

Meu caro Gilvan eh poque Faroeste num rola mesmo, sinceramente praticamente nada nesse estilo me interessae emais esses filmes velhos, nossa melhor ver a Sabrina Sato pulando de Bumb-Jump rs kkkkkkkkkkkkkkkkk ;-)

Elvis "Wolvie" disse...

Só para não perder o costume, o correto seria Bumgee Jump! XD Mas o efeito é o mesmo! uhauhahuahua

Dawn disse...

Cara chaaaaaaaato, mêu!


XP